Regulamento | Prêmio Compliance ESG Brasil 2021 | Ambipar
×

Regulamento

Prêmio Compliance Brasil – ESG cobre todo território nacional e tem como objetivo valorizar as empresas que buscam o cumprimento voluntário das leis, que possuem critérios de autocontrole e autogestão e que buscam a sustentabilidade do negócio através do compliance atrelado aos pilares do ESG.

O Prêmio é uma iniciativa do grupo Ambipar que certifica a excelência da gestão corporativa. Portanto, associar sua marca a ele é uma grande oportunidade de chancelar seus compromissos com as diretrizes da integridade.

A responsabilização e, até, penalização de CEOs, Diretores e Técnicos por desvios de conduta das marcas que estes representam, mostra que faz bem manter-se em compliance. Nesse cenário, se faz necessário o reconhecimento e valorização de empresas que atuam em conformidade com as leis e boas práticas de mercado.

O Prêmio é baseado em amostra de aproximadamente 4 mil organizações inscritas, de grande e médio porte e de abrangência nacional, que buscam a excelência de sua gestão através das certificações internacionais, do cumprimento da legislação aplicável ao seu negócio e da implantação de ações que promovam a melhoria contínua de seus processos, produtos e serviços.

QUEM PODE PARTICIPAR

Todas as organizações que realizam o monitoramento de Desempenho Legal nas áreas de Meio Ambiente, Saúde e Segurança, Qualidade de Alimentos e que realizaram auditoria com o grupo Ambipar no período de Janeiro de 2020 a Agosto de 2021.

VI Prêmio Compliance Brasil – ESG é realizado apenas no Brasil, não sendo concorrentes empresas de outras nacionalidades que utilizam os sistemas LEGAL E SOGI para monitoramento da conformidade legal.

INSCRIÇÃO

Para efetivar a sua inscrição e concorrer ao prêmio, a empresa, deve, obrigatoriamente, contratar e utilizar os sistemas LEGAL e SOGI em sua gestão normativa, uma vez que os sistemas indicados compõem a principal metodologia desta concorrência.

Quero participar do prêmio em 2022

Empresas que não são usuárias dos sistemas LEGAL e SOGI e querem melhorar sua gestão para estar entre as melhores na Edição de 2022 cliquem no botão abaixo e saibam mais.

CATEGORIAS

O VI Prêmio Compliance Brasil – ESG baseia-se na análise do Desempenho normativo dos usuários dos sistemas LEGAL e SOGI – Softwares de Gestão Integrada em sustentabilidade. O Prêmio é dividido nas seguintes categorias:

  • Categorias prêmio compliance Brasil

    Gestão Integrada

  • Categorias prêmio compliance Brasil

    Meio Ambiente

  • Categorias prêmio compliance Brasil

    Saúde e Segurança

  • Categorias prêmio compliance Brasil

    Segurança de Alimentos

  • Categorias prêmio compliance Brasil

    Energia

  • Categorias prêmio compliance Brasil

    Empresa Destaque

METODOLOGIA

A Metodologia do VI Prêmio Compliance Brasil – ESG  para as categorias (i) Gestão Integrada, (ii) Meio Ambiente, (iii) Saúde e Segurança, (iv) Segurança de Alimentos é baseada em um sistema de pontuação, a partir de critérios estabelecidos para cada categoria, conforme descrito abaixo.

CATEGORIAS: MEIO AMBIENTE, SAÚDE E SEGURANÇA OCUPACIONAL, SEGURANÇA DE ALIMENTOS E GESTÃO INTEGRADA.

Análise quantitativa e qualitativa do percentual de atendimento da empresa quanto aos requisitos legais aplicáveis ao seu negócio, no que se refere às áreas de meio ambiente, saúde e segurança no trabalho e segurança de alimentos e das auditorias de requisitos legais realizadas pelo grupo.

Período base apurado: Análise dos dados de Janeiro de 2020 a Agosto de 2021.

Nota: Caso a empresa tenha se submetido a mais de uma auditoria no período, será considerada a última realizada.

I. Análise Quantitativa

Para análise quantitativa das informações serão utilizados os sistemas SOGI (módulo LIRA) e LEGAL, além das Auditorias realizadas pelo Grupo Ambipar.

Esses dados permitem a avaliação do desempenho legal de cada organização.

Ranqueamento das empresas auditadas

O ranqueamento das empresas auditadas será feito com base em um critério quantitativo extraído dos sistemas (LIRA e LEGAL), sendo também um critério classificatório/eliminatório a realização de auditoria de conformidade legal pelo Grupo Ambipar, conforme abaixo:

  • Atendimento da LIRA e LEGAL: média mensal
  • Atendimento requisitos legais: % dos Atendidos (Peso 3)
  • Atendimento obrigações: % Conforme (Peso 2)
  • Auditorias de Conformidade Legal realizada no período de apuração do Prêmio pelo Grupo Ambipar                                                                                           

 Cada categoria terá até 5 finalistas e 3 premiados (primeiro, segundo e terceiro lugar).

 

II. Análise Qualitativa

A Análise Qualitativa é composta de duas fases:

  1. Envio aos 10 primeiros colocados, de questionário para avaliação de questões associadas a critérios de Compliance e ESG e solicitação de documentos.
  2. Percepção dos Auditores do Grupo Ambipar durante a realização das Auditorias de Conformidade Legal, executadas in loco e/ou a distância, para garantia de qualidade e padrão das informações a serem colhidas.

A Análise Qualitativa é realizada nos 10 primeiros colocados de cada categoria, após filtros da Análise Quantitativa.

Serão analisadas pelos membros do Comitê (vide explicação do comitê abaixo) questões como:

  1. Avaliação do comprometimento e colaboração de todos na empresa com o sistema de gestão percebidos pelo auditor durante a execução de auditoria e consultoria do decorrer do ano;
  2. Verificação de boas práticas ambientais, de saúde e segurança e de segurança dos alimentos (se aplicável), bem como projetos de eficiência que alimentam o sistema de gestão tornando-o mais robusto;
  3. Colaboração e investimento da alta direção na capacitação dos colaboradores que são responsáveis pelo monitoramento dos sistemas LEGAL e SOGI e sistema de gestão;
  4. Se as não conformidades constatadas na Auditoria de Conformidade Legal são objeto de planos de ações consistentes;
  5. Se a amostragem da Auditoria foi significativa para demonstrar a conformidade com os requisitos legais.

 

III. Avaliação Final

As análises quantitativas e qualitativas são feitas separadamente por sistemas e, posteriormente, para a categoria gestão integrada (dois ou mais sistemas de gestão), serão unificadas.

 

IV. Critérios de Desempate

O comité do Prêmio, composto por no mínimo 03 (três) colaboradores de cada empresa do grupo, solicitará para todos os finalistas que possuam até 5 NC’s (MA e SA) ou 10 NC´s (SSO), as evidências de monitoramento dos planos de ações corretivos e preventivos das não conformidades registradas e também projetos ou cases para classificação final dos premiados em cada categoria.

No caso de empate entre clientes das empresas VG e Âmbito, aplicaremos os critérios:

  1. Grau de Risco (SSO e SA) e Potencial Poluidor (MA);
  2. Análise de risco jurídico das Não Conformidades (ou na ausência de não conformidades, análise das Observações), ou seja, quanto menor o risco (penalidades legais), abrangência e severidade das NC/OBS., maior a chance de ser vencedor;
  3. Se a amostragem da Auditoria foi significativa para demonstrar a conformidade com os requisitos legais.

 

CATEGORIA DESTAQUE DO ANO

O Destaque do Ano é um reconhecimento para organizações, clientes da Ambipar, que possuem sua trajetória pautada em princípios transparentes e éticos e que primam pela excelência de seus negócios através dos pilares do ESG.

A avaliação dos cases é realizada pelo comitê avaliador das empresas Ambipar Compliance e Ambipar Greentech, com um olhar único e criterioso para as ações ESG das empresas, realizadas no período de 12 meses, anterior a premiação.

Caso sua organização tenha algum exemplo de ação inovadora e diferenciada nos pilares do ESG e, deseja dar notoriedade ao fato através desta categoria, pode ser encaminhado uma apresentação, de no máximo 15 slides, contando o feito para: comunicação@verdeghaia.com.br e integrar@ambito.com.br

 

EQUIPE AVALIADORA E COMITÊ DECISORIO

O processo é conduzido por um corpo técnico formado por Auditores Líderes em Meio Ambiente, Saúde e Segurança no Trabalho, Qualidade e Segurança de Alimentos, Engenheiros Ambientais, Engenheiros de Segurança, Engenheiros de Alimentos, Consultores Jurídicos, Gestores de Tecnologia da Informação e de Projetos, que farão as avaliações pertinentes.

O comitê é composto por, no mínimo, 3 pessoas de cada empresa, representantes da organização e da equipe avaliadora, sendo esses membros, os responsáveis pela decisão final.

 

RESULTADOS

O resultado da 1ª Etapa – Análise Quantitativa – será divulgado em setembro de 2021.

Os 10 primeiros colocados em cada categoria serão comunicados e deverão enviar questionário e documentos solicitados.

O resultado da 2ª Etapa – Análise Qualitativa – será divulgado em novembro de 2021, em evento de premiação a se realizar em São Paulo / SP.

As empresas vencedoras deverão ser representadas por seus gestores para receber a premiação na data e horário indicados no Convite.

1º lugar

Troféu e ampla divulgação das atividades de sucesso do seu sistema de gestão nos meios de comunicação da  Verde Ghaia e assessoria de imprensa nacional.

2º e 3º lugar

Placa de homenagem e ampla divulgação das atividades de sucesso do seu sistema de gestão nos meios de comunicação da Verde Ghaia e assessoria de imprensa nacional.